1. Ir para o Menu
  2. Ir para o Conteúdo
  3. Ir para o Rodapé

Aikido para Crianças

PDFImprimirE-mail

(8 votos, média de 5.00 em 5)


O ritmo acelerado da vida moderna tem feito com que muitos pais deleguem à escola a educação de seus filhos, inclusive quanto ao aprendizado de conceitos como limites, disciplina e respeito pelos outros.

Para auxiliar nesta tarefa, estamos apresentando o Aikido, Arte Marcial de defesa pessoal que tem como objetivo a auto-disciplina e a harmonia. Mas que também, como benefícios diretos da prática, proporciona crescimento da auto-confiança, concentração, percepção, equilíbrio emocional, além da melhoria do condicionamento físico.

Aikido para Crianças

Diferente de outras Artes Marciais, no Aikido não existe competição. Apesar de ser uma norma simples, isto implica em uma profunda distinção, principalmente nesta era de supervalorização do indivíduo, egocentrismo e competitividade exaltada.

Desta premissa da ausência de competição decorre a não existência de vencedores ou perdedores. Não se trata de luta, mas treino: os praticantes se ajudam mutuamente, com companheirismo. O objeto é o de nos superarmos e não a um adversário. Pregamos a não-violência, o respeito, a humildade e a gratidão.

Nos treinos, trocamos constantemente a posição de atacante (uke) para defensor (nague), o que nos possibilita vivenciar os lados opostos de uma situação e aprender a flexibilizar o nosso ego. Os ukemis - técnicas para cair - são importantes para nos ensinar a captar força e escapar aos ferimentos. O exercício intenso de cair e levantar ainda nos ensina a perseverança, a não-desistência apesar da queda. A execução da seqüência de golpes, katas, nos ensina os nossos limites e os dos outros.

O Aikido Kids foi criado especialmente para atender crianças e adolescentes com o objetivo de transmitir os ensinamentos do Aikido e o aprendizado dos conceitos de auto-disciplina, limites e respeito.

Proposta do Aikido Kids:

Firmar convênio com esta instituição a fim de ministrar aulas de Aikido no Dojo (local de treinamento), no caso, Academia Central, com professores devidamente capacitados para a prática de atividades físicas e Aikido.
Promover uma Palestra/demonstração com alunos e seus pais aberta à perguntas e dúvidas sobre a prática do Aikido.

Aikido para Crianças

AddThis Social Bookmark Button

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Fundação Aikikai

União Sul-Americana

Academia Central